Historial

O Projecto Cidade Jena está em curso de implementação na província do Cuanza-Sul em obediência aos princípios e regras estabelecidas no país aquando da divulgação do processo de construção de 1.000.000 (Um Milhão) de casas em Angola que superiormente fora aprovado pelo Conselho de Ministros e por Ex-Presidente da República de Angola, Sr. Engenheiro José Eduardo dos Santos.

Nesta altura foi por lei criado uma forma que permitisse a adesão ao processo para todos angolanos que aceitassem as condições que eram de obediência obrigatória, sendo que:

Todos interessados a esse processo, teriam de ser indicados em zonas B e C nas localidades circunvizinhas da província capital do país (Luanda), nomeadamente: Bengo, Cuanza-Norte e Cuanza-Sul.

A Igreja Profética Vencedora no Mundo (IPVM) já tinha desde aquele momento um terreno muito vasto na província do Cuanza-Sul.  Aproveitando a oportunidade  julgou ser ideal aderir ao processo que estava aberto para todos.

Outrossim, na Província do Cuanza-Sul a IPVM tem o maior número de fiéis e o outro factor é, o de ser a província que liga todo país e não só, factores que concorreram na sua escolha, para implantação deste  projecto.

Acesso das pessoas à cidade

As pessoas terão acesso livre e fácil à Cidade Jena, tratando-se primeiro de um projecto ligado a uma Instituição de bem, a IPVM tem uma implantação no país muito consequente e mantem boas relações instituicionais com o Executivo, factores que permitem a compreensão da cidade por parte dos interessados.

Formas de divulgação do projecto

A divulgação do projecto é feita por meios de órgãos de direito, incluindo as plataformas digitais existentes e disponíveis  no país e não só, também  interna, através da própria Igreja, enquanto promotora do projecto e, a partir  dos seus parceiros.

Em outras palavras, sendo uma cidade moderna e auto-sustentável, irá operar nos domínios sociais, no combate a fome e pobreza, criando muitos postos de trabalho que irão gerar mais emprego para muitos angolanos e não só. O conjunto destes factores irá facilitar o acesso a aquisição de residências na cidade Jena, para todos que se interessarem.

Por outro lado, sendo um empreendimento de interesse politico e administrativo, a Entidade promotora entende que não haverá dificuldades que não se resolvam com celeridade para que, os cidadãos tenham efectivamente acesso a futura cidade. Estando prevista a sua absoluta autonomia, prevê-se  a implementação de projectos industriais permissíveis pela lei da República de Angola.

Entretanto, haverá diferenciação de industrias, ou seja, indústria ligeira e pesada sendo que, as ligeiras poderão ser localizadas dentro das zonas urbanas e as pesadas, nas zonas a serem tecnicamente aconselhadas, para obedecer as normas ambientais que regerão a cidade Jena.

Está prevista a construção para a primeira fase, 500 casas que, de acordo as projecções iniciais, poderá albergar entre 13 a 17 mil habitantes. Esta fase foi calculada que irá até 2024 ou antes,  dependendo da disponibilidade financeira.

Fontes de rendimento dos futuros residentes da Cidade

As formas de rendimento da maior parte da população provirão das politicas de desenvolvimento criadas no país pelo Executivo

angolano (Agricultura, Comércio, Industria, Turismo e outras politicamente permissíveis por lei). 

Outrossim, sendo uma cidade auto-sustentável, a lei não irá limitar nenhuma das suas opções de desenvolvimento sendo que a cidade será duma ou doutra forma, convidada a participar em outros projectos do governo tais como na  exploração mineira, consultoria, o que, irá dinamicamente alavancar o nível de vida dos futuros moradores da cidade Jena, da população da região e não só.

Estimativa de custos para a 1ª fase

A primeira fase do projecto está estimada a: 2.500.000.000,00 USD  (Dois bilhões e Quinhentos mil Doláres Americanos) sendo que no período de dois anos, após o seu começo, serão feitas todas infraestruturas técnicas assim como a construção de 500 (Quinhentas) habitações num valor de USD 320.000.000,00

Dimensão do terreno do projecto

A Cidade Jena tem uma área de 2.320 hectares dos quais
 800 hectares para construção de 55 mil habitações de tipologias diversificadas entre vivendas e edifícios que irão de cinco a dez pisos e os restantes 1.520 hectares para implementação de projectos agro-industriais.

Vista panorâmica do terreno do projecto

error: Conteúdo está protegido!nt is protected !!